quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Teria sido Caim um vampiro?

A pergunta soa absurda (e de fato é), mas é curioso ver como certas referências são bem mais antigas do que se pode imaginar.

Vampiros são personagens lendários que ficaram mais, digamos, "famosos" a partir do século XIX, sobretudo com a publicação do romance "Drácula", de Bram Stoker em 1897, que deu forma e conteúdo a praticamente tudo o que se pensou e escreveu a partir de então, inclusive os adolescentes problemáticos da série cinematográfica "Crepúsculo" ("Twilight").

Embora haja quem diga que as raízes do mito retrocedem até os espíritos e demônios típicos da cultura mesopotâmica milênios atrás, os vampiros ficaram mais conhecidos nas culturas eslavas, fazendo parte do folclore de povos como os da Rússia, Sérvia e Romênia.

A etimologia da palavra portuguesa "vampiro" mostra essa influência, conforme mostra a Wikipedia:
O termo entrou na língua portuguesa no século XVIII por via do francês vampire, que o tomou do alemão Vampir, que por sua vez o tomou emprestado no início do século XVIII do sérvio вампир/vampir, quando Arnold Paole, um suposto vampiro, foi descrito na Sérvia na época em que esse território estava incorporado no Império Austríaco. O Houaiss dá ainda como possível origem o húngaro, além do sérvio, apresentando como formas históricas vampire (c.1784), vampiro (1815) e vampyro (1857). Uma das primeiras ocorrências do termo registadas na língua portuguesa surge num texto português datado de 1784, em que é usada a forma vampire, indicando a sua proveniência direta do francês. Em 1815 registra-se já a forma atual, vampiro.
Por outro lado, o relato bíblico do primeiro assassinato, de Abel por seu irmão Caim, também está cheio de simbologia, dos sacrifícios ofertados a Deus e do sangue derramado na terra e que clama ao Senhor (Gênesis 4:10), como já tivemos oportunidade de comentar mais detalhadamente em dois artigos do blog, aos quais remetemos o leitor:



Aparentemente, vampiros não têm nada a ver com Abel e Caim, pois - com exceção do sangue derramado - não há nenhuma ligação entre ambos que justifique essa associação, cá entre nós, inusitada.

É muito curioso, portanto, quando se descobre uma gravura medieval, provavelmente do século XV, em que Caim é retratado como um vampiro. Confira:



Na ilustração, Deus (representado por Jesus) aceita o sacrifício de duas ovelhas por Abel, ao mesmo tempo em que rejeita o fruto da terra colhido e ofertado por Caim.

Repare ainda que ambos têm o corte de cabelo e estão vestidos com hábitos típicos de monges da Idade Média.

A dor da rejeição, o ódio e - talvez e principalmente - a inveja, faz com que Caim mate o irmão Abel, de uma maneira completamente desconhecida até hoje, pelo menos nas representações iconográficas do episódio: Caim morde o pescoço de Abel e lhe extrai o sangue como se fosse um legítimo precursor do Conde Drácula.

No ato seguinte, Deus, com um ar de piedade e misericórdia, bane Caim da terra e da condição em que ele estava até então, tornando-o errante pelo mundo.

Quem notou essa ilustração bizarra foi Fred Sanders no blog the Scriptorium. Até onde apuramos, não foi possível confirmar a autenticidade da datação atribuída à gravura, tampouco sua origem, o que não nos impede, é claro, de especular sobre ela.

Dados os conflitos entre as ordens monásticas católicas na Idade Média, especialmente entre franciscanos e dominicanos, não é de se duvidar de que se trate de uma espécie de "mensagem subliminar", uma crítica sutil e mordaz em que uns religiosos atacam os outros. Não dá a impressão de que Caim é retratado como um franciscano estilizado? [dúvida cruel]

Seja lá qual tenha sido a intenção da gravura, além de primeiro assassino, o autor atribuiu a Caim o desonroso título de primeiro vampiro da História

Fica a dica, portanto, para que os leitores do blog - que se interessam pelo sempre presente tema do vampirismo - se aventurem a investigar a informação que lhes acabamos de repassar.

Mereceria Caim uma estaca no coração?



2 comentários:

  1. Tem um RPG de mesa chamado Vampiro a máscara em que se tem Caim, o da Bíblia, como o primeiro Vampiro.. os vampiros até são chamados de Cainitas no jogo! Existe tbm uma espécie de crônica de origens, canal da "O pai sombrio," em que se tem todo um back-ground sobre sobre os motivos de Caim ter matado o irmão e como ele se tornou o primeiro vampiro. Caso vc que leu esse blog não conheça esse livro, procura?! E parabéns ao autor, o artigo ficou muito bom ! Eu não sabia dessa quadro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário e pelo elogio, é muito legal ver que um artigo publicado em 2013 continua tendo repercussão (e de alto nível, diga-se de passagem)

      Excluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails