segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Como atropelar o evangelho com Jesus numa moto

Muitos "evangélicos" brasileiros têm a curiosa mania de dizer que Cristo tem que ser pregado de qualquer maneira, não importa o meio a que se recorra, nem a quem e o que perturbe, sem o mínimo de bom senso.

Apoiam-se, esses "evangélicos", no versículo de Filipenses 1:18, em que Paulo diz que "Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei".

Entretanto, conforme o Gustavo, co-editor deste blog, já teve oportunidade de analisar em janeiro de 2012 no artigo "Pregação pode ser feita de qualquer jeito?", esse versículo fala de uma circunstância muito específica, em que o apóstolo analisa as intenções das pessoas que se propõem a pregar o evangelho, se por verdade ou por mentira.

Quem pensa o contrário se escora na alegação utilitária de que "os fins justificam os meios", correndo o risco de violar outros versículos bíblicos que dizem, por exemplo, que "faça-se tudo decentemente e com ordem" (1ª Coríntios 14:40) e "segui a paz com todos" (Hebreus 12:14).

É muito estranho, portanto, que uma igreja evangélica de Campo Grande (MS) tenha decidido que a melhor maneira de "anunciar Jesus" seria promover um festival de motocicletas na rua, burlando a fiscalização municipal sem contar exatamente o que seria feito e incomodando os vizinhos com o barulho, a insegurança e, claro, a fumaça do inferno.

Afinal, o próprio título do evento - "1º Arrancadão do Itamaracá de Motos" - já soa totalmente despropositado para quem quer associar a ele o nome de Jesus, não é mesmo?

Centenas de pessoas se reuniram na principal avenida do bairro de Jardim Itamaracá, na capital sul-matogrossense, para ver os motociclistas participarem de uma competição informal de "zerinho", em que a possante começa a girar em torno de si mesma para delírio da plateia.

Claro que não faltaram também os aparecidos de plantão que gostam de empinar suas máquinas e os meliantes que vão nesses lugares só para brigar com o primeiro que olhar torto na sua direção.

A perturbação da paz pública durou 5 horas e não foi reprimida pela polícia, embora moradores do local a tenham acionado infrutiferamente.

Tiveram que sentir a fungada do capeta no cangote sem apelação. Nem dó. Houve choro e ranger de dentes...

Não há registro de que a cruz de Cristo tenha sido pregada no meio daquele barulho todo, mas os vizinhos certamente têm arrepios quando ouvem a palavra "evangélico".

O "arrancadão gospel" de Mato Grosso do Sul fez o evangelho puro e simples virar fumaça.

Bons tempos aqueles em que a pregação pura e simples do evangelho de Jesus Cristo era o único e legítimo chamariz para atrair pessoas de todas as idades.





Já que o "pastor" da tal igreja queria encontrar uma maneira de se comunicar com os motociclistas da sua região, ele podia fazer algo mais calmo, como uma reflexão sobre a letra da canção zen "Jesus numa moto", de Sá, Zé Rodrix e Guarabira (vídeo e letra abaixo)

Seria muito mais tranquilo e - talvez - proveitoso. Fica a dica!




JESUS NUMA MOTO

Preso nessa cela
De ossos, carne e sangue
Dando ordens a quem não sabe
Obedecendo a quem tem.

Só espero a hora
Nem que o mundo estanque
Prá me aproveitar do conforto
De não ser mais ninguém.

Eu vou virar a própria mesa
Quero uivar numa nova alcatéia
Vou meter um Marlon Brando" nas idéias
E sair por aí.

Prá ser Jesus numa moto
Che Guevara dos acostamentos
Bob Dylan numa antiga foto
Cassius Clay antes dos tratamentos

John Lennon de outras estradas
Easy Rider, dúvida e eclipse
São Tomé das letras apagadas
E arcanjo Gabriel sem apocalipse.

Nada no passado
Tudo no futuro
Espalhando o que já está morto
Pro que é vivo crescer.

Sob a luz da lua
Mesmo com sol claro
Não importa o preço que eu pague
O meu negócio é viver.

Eu vou virar a própria mesa
Quero uivar numa nova alcatéia (nova alcatéia)
Vou meter um Marlon Brando" nas idéias
E sair por aí.

Prá ser Jesus numa moto
Che Guevara dos acostamentos
Bob Dylan numa antiga foto
Cassius Clay antes dos tratamentos.

John Lennon de outras estradas
Easy Rider, dúvida e eclipse
São Tomé das letras apagadas
E arcanjo Gabriel sem apocalipse.

Sob a luz da lua...
Mesmo com sol claro...
Preso nesta cela...





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails