segunda-feira, 15 de maio de 2017

Enfim uma ferramenta para comparar o tamanho real dos países

Projeção de Mercator: uma ideologia geográfica em desuso?

Manja o mapa-múndi?

Aquela projeção antiga, conhecida como Mercator, em que a parte norte parece muito maior do que o restante do planeta.

Por isso você repara que a Groenlândia é tão grande, mas tão grande que chega a sair voando pela parte de cima do mapa.

Rússia e Canadá, então, são gigantescos, mal cabem na representação geográfica. O próprio Alaska parece quase do mesmo tamanho do conjunto dos 48 Estados Unidos que formam a parte continental do país.

Hoje todo mundo sabe que não existe a possibilidade de fazer uma projeção fidedigna do mapa-múndi por uma questão muito simples: o planeta é redondo, e ao "transplantar" sua representação geográfica de 3D para 2D (do cilindro para o papel, por exemplo) é inevitável que informações importantes sejam perdidas.

O mapa-múndi, tal como o conhecemos, é criação do cartógrafo flamenco (de Flandres, hoje Bélgica) Gerhard Kramer, cujo nome foi transliterado para o latim como Gerardo Mercator, em 1569.

Por esta data, fica difícil acreditar que Mercator, já naquela época, tivesse a preocupação ideológica de criar um papa que privilegiasse os países colonizadores do Hemisfério Norte sobre os países colonizados do Hemisfério Sul, até porque as Américas eram ainda um vasto território essencialmente indígena e tampouco se havia descoberto a Austrália (cujo primeiro avistamento europeu teria se dado em 1606).

De qualquer forma, a projeção de Mercator se impôs pelo uso e pela praticidade, sobretudo na época das navegações com observação das estrelas, sextantes, mapas simples e compassos.

Para uma melhor compreensão do que dissemos acima, dê uma olhada no vídeo abaixo, intitulado "Por que todos os mapas-múndi estão errados", narrado em inglês, mas existe o recurso de legendas em português brasileiro:


Captou a mensagem?

Então...

Já que o problema é incontornável na prática, a internet agora provê uma ferramenta que vai nos ajudar a comparar o tamanho real dos países.

Trata-se do portal "The True Size" ("O Tamanho Verdadeiro"), que você pode acessar clicando aqui.

Inicialmente, você deleta os países que já estão assinalados lá clicando no botão direito do seu mouse.

Depois, você digita o nome do país que você quer comparar no campo "The True Size of..." e "arraste-o" para lá e para cá fazendo as comparações aleatórias que a sua imaginação sugerir.

Veja, por exemplo, a comparação dos tamanhos reais do Brasil e do Canadá:




E do Brasil com a Rússia:





Chega a ser divertido. E a gente aprende, o que é melhor.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails